Se você acha que tratar uma ferida inclui apenas fazer um curativo e esperar que ela cicatrize naturalmente, você está enganado! O tratamento adequado de uma lesão envolve etapas e procedimentos muitas vezes complexos, mas imprescindíveis à sua cicatrização. Vamos ver?
Antes de qualquer procedimento o profissional deve avaliar a ferida e suas características, para só então classificá-la quanto à sua espessura, causa, etiologia, presença de infecção, comprometimento tecidual e evolução. É depois de entender todas estas questões que o profissional inicia o tratamento, determinando qual a melhor terapia e coberturas para a necessidade de cada paciente.
É importante destacar que se tratando de feridas mais complexas, os cuidados devem ser feitos por uma equipe multidisciplinar especializada, já que vários fatores, como a alimentação, idade e terapias medicamentosas associadas podem interferir na cicatrização.
Se você possui uma ferida que demora a cicatrizar, procure imediatamente um especialista e evite possíveis complicações. Somente ele, que possui conhecimentos específicos, poderá indicar o melhor tratamento para seu caso.
Para saber mais, entre em contato conosco.