Você sabe quais são as fases da cicatrização da sua ferida? O processo é composto por 3 estágios:
1. Fase inflamatória: inicia-se junto com a lesão. As plaquetas, hemácias e turbinas trazidas pela corrente sanguínea, facilitam a troca. Ocorre formação de coágulos, protegendo da contaminação. A resposta inflamatória inicia-se com a vasodilatação, ocasionando calor e vermelhidão para as bordas e pele adjacente à lesão. Este processo dura em torno de 3 dias, podendo ser de até 7 dias.
2. Fase proliferativa: com a ferida limpa de células e tecidos mortos, tem início a fase 2.
Aqui, todos os esforços são no sentido de preencher e reconstruir o local machucado com novo tecido, o tecido de granulação, feito basicamente de colágeno. Também é feita uma nova rede de vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes às células jovens que acabaram de nascer. Na medida que o tecido novo vai sendo construído, a ferida vai se retraindo e reduzindo de tamanho. No final dessa fase ocorre o revestimento da superfície da ferida com um tipo de célula chamado de epitelial. É importante lembrar que a produção dessas células acontece mais rapidamente quando a ferida é mantida úmida, daí a importância de se usar um curativo para cobrir o machucado e manter a umidade adequada do local. Essa fase acontece após 72 horas do inicio da lesão e pode durar de 2 a 3 semanas.
3. Fase de maturação: o tecido novo fica mais forte e flexível porque o colágeno se reorganiza. Essa fase acontece no inicio da 3° semana. Caso ocorra desequilíbrio dessa fase, formam se as cicatrizes queloidianas ou hipertróficas. Após um ano este tecido é estabilizado, mas esse processo pode durar por mais tempo, por isso é importante cuidar do local onde já existiu lesão, afinal, a região se torna sensível.
Acelere o processo de cicatrização com tratamentos adjuvantes , como: oxigenoterapia Hiperbárica, laserterapia, ozonioterapia entre outros .
Agende sua avaliação de saiba mais, cada paciente tem indicações e protocolos individualizados .