Após uma lesão, um conjunto de elementos, entre eles agentes químicos, físicos e biológicos se estabelece para reparar o dano e promover a cicatrização da ferida, porém, o processo de reparação tecidual pode encontrar desafios que interferem negativamente para uma rápida recuperação.
Os fatores que influenciam no reparo tecidual podem ser extrínsecos (ligados ao paciente), ou intrínsecos (ligados diretamente à ferida). Vamos conhecê-los?
Entre os fatores extrínsecos estão a idade avançada; sedentarismo; má-nutrição; imunidade baixa; diabetes; terapias medicamentosas associadas; tabagismo; realização de quimioterapia pelo paciente e o uso de drogas, principalmente aquelas que atuam no sistema imunológico.
Entre os fatores intrínsecos estão o tipo de tecido lesado; localização da ferida; profundidade da lesão; infecção local; oxigenação local; tensão na ferida; necrose tecidual; hemorragia; presença de corpos estranhos; hematoma e técnica de sutura inadequada.
Tratar uma ferida é um desafio que exige um ambiente local que forneça ótimas condições de temperatura, hidratação e adequado fornecimento de oxigênio e nutrientes. O tratamento requer conhecimentos específicos e, por isso, só deve ser feito por um especialista, mas a prevenção pode ser feita por você! Por isso, fique atento à sua pele e tome sempre os cuidados necessários!
Se você possui alguma ferida que está demorando a cicatrizar, entre em contato conosco que nós podemos te ajudar.