A erisipela é uma infecção causada por bactérias que atingem, principalmente, membros inferiores - como pernas e pés. Os sintomas mais comuns são náusea, fadiga, febre e vômito, mas a principal forma de identificá-la é por meio de uma lesão avermelhada que pode provocar dor e sensação de calor ou inchaço. Na maioria dos casos, a doença não traz complicações, mas sem tratamento há risco de se tornar um quadro generalizado que pode ser fatal.
Para que as bactérias se instalem na pele causando a erisipela, precisam de uma porta de entrada, como uma ferida, micose ou até uma picada de inseto para penetrar o tecido e provocar a infecção, que atinge a derme, epiderme e vasos linfáticos superficiais.
Pessoas com diabetes devem ter atenção redobrada com a doença, pois em alguns casos, principalmente quando a glicemia está descontrolada, o paciente tem perda da sensibilidade nos membros. Esse efeito ocorre principalmente em extremidades, como os pés, o que pode facilitar o surgimento de feridas imperceptíveis. Pessoas com varizes, má circulação, retenção de líquido, pacientes em tratamentos imunossupressores (como quimioterapia) e obesos também fazem parte desse grupo.
Cada lesão exige um tratamento adequado e, por isso mesmo, é importante que um especialista avalie o caso.