O termo “anemia” é utilizado para indicar quando há uma redução na massa (quantidade) de glóbulos vermelhos. Essa “massa” é medida através da quantidade de hemoglobina (proteína que confere a tonalidade vermelha).
Essas células são responsáveis por transportar o oxigênio para os tecidos, as consequências da anemia no organismo podem ser diversas.
Pacientes que sofrem de anemia aguda apresentam os sintomas (fraqueza, dor de cabeça, palidez) mesmo que a queda da hemoglobina não seja muito acentuada.
Anemias agudas ocorrem pela grande perda de sangue, seja por sangramentos secundários ou traumas e doenças que causam destruição das células sanguíneas. Ela também pode ocorrer pela agressão severa à medula óssea, de modo que a quantidade de células vermelhas circulando no sangue cai abaixo de níveis considerados agudos.
Em casos em que seja impossível a transfusão, a Oxigenoterapia Hiperbárica pode suprir de maneira temporária o aporte de oxigênio nos tecidos.
Ela também age aumentando a quantidade de oxigênio transportado no plasma, evitando a morte pela falta de oxigênio e acelerando a produção de hemoglobina do corpo.