Vasculites são um grupo de doenças caracterizadas pela inflamação localizada, segmentada ou generalizada dos vasos sanguíneos. Em casos em que há características inflamatórias e consequências isquêmicas das vasculites, a Oxigenoterapia Hiperbárica é indicada como tratamento adjuvante. Já em casos de possíveis isquemias por bloqueio da microcirculação, o tratamento com Oxigenoterapia Hiperbárica imediato é bem indicado.
O tratamento com oxigenoterapia hiperbárica para vasculites deve ser estabelecido pelo médico de acordo com a etiologia, o tipo de apresentação clínica e resultados de exames laboratoriais, sempre levando em consideração suas características inflamatórias e consequências isquêmicas.
A Oxigenoterapia Hiperbárica age nos processos inflamatórios e também nas isquemias, devido a hiperoxigenação do plasma e dos tecidos e a inalação de 100% de oxigênio a uma alta pressão (2 a 3 atm), dessa forma promovendo a reversão do déficit de oxigênio, a modulação dos processos inflamatórios e a recuperação metabólica celular.