As feridas que demoram a cicatrizar já não correspondem a tratamentos convencionais, como um simples curativo. Assim, por muito tempo, e ainda hoje, elas são consideradas como um desafio na medicina. Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia, as coisas tem melhorado e opções têm surgido, com efeito, na cicatrização de feridas.
Uma dessas “inovações” no mercado, que já nem é tão nova assim, uma vez que foi regulamentada no Brasil lá em 1995, é a oxigenoterapia hiperbarica. Método terapêutico que consiste na inalação de oxigênio 100% puro, dentro de um ambiente pressurizado, no caso a câmara Hiperbárica. Uma vez no organismo o oxigênio traz uma série de efeitos terapêuticos a seu paciente, contribuindo, inclusive, para uma cicatrização e combate à infecção mais rapidamente.
Mas, atenção! A terapia Hiperbárica não funciona sozinha. Medicamentos, uso de curativos e demais intervenções devem continuar sendo feitas. E mais! A equipe a te orientar deve ser sempre multidisciplinar, incluindo nutricionista, enfermeiro, médicos e demais áreas.